A importância do processo de onboarding para sua empresa
- Otimize
- 10 de jul. de 2020
- 3 min de leitura
O processo de onboarding é uma das etapas mais importantes de uma empresa. Oriunda da língua inglesa, a palavra pode ser traduzida como “embarcando”. Trata-se
de um método para recepção de novos funcionários. O processo de onboarding tem como principal objetivo promover a integração dos novos contratados nas empresas, e consequentemente agilizar a adaptação ao novo ambiente de trabalho. É muito importante ressaltar que o onboarding começa lá atrás, durante o processo de
recrutamento e seleção, quando o recrutador deve reforçar o employer branding (marca empregadora), ou seja, a reputação do empregador e a sua proposta de valor para o futuro colaborador.

Mas você sabe quais os benefícios práticos do onboarding?
Listamos as principais vantagens de adotar este processo para sua empresa:
Engajamento dos colaboradores
É cada vez mais importante que as pessoas entendam o ambiente em que estão inseridas e o motivo de executarem tarefas de rotina, e assim, a empresa poderá contar com um colaborador engajado e motivado no seu dia a dia. O processo de onboarding é uma oportunidade de apresentar mais detalhadamente para os funcionários os valores organizacionais. Isso permite com que os propósitos entre empregado e
empregador mantenham-se alinhados.
Redução de turnover
Essa prática ajuda na diminuição dos índices de turnover, isto é, rotatividade
de pessoal da organização. Isso se dá pelo fato de o colaborador ter a sensação
de pertencimento na empresa, fortalecendo o seu vínculo com a contratante e
com seus colegas de trabalho.
Redução de erros
Durante o treinamento de capacitação, para exercer as atividades de rotina, o
colaborador entenderá como funcionam os processos da sua nova empresa, e poderá
tirar todas as suas dúvidas durante o onboarding. Isso significa que esse profissional estará apto a executar as suas atividades com maior assertividade e lidar com as adversidades de maneira mais natural, o que permite diminuir a probabilidade de erros e manter o padrão de qualidade do negócio.
Como realizar o processo de onboarding na prática?
Dica 1: Envie um e-mail de boas-vindas ao mais novo contratado. Explique como a sua chegada na empresa é importante e como o seu trabalho fará diferença no resultado da organização. Envie um cronograma das atividades de integração que ele participará.
Dica 2: Informe ao novo colaborador a respeito da história da empresa, missão, visão, valores, metas e objetivos. Por meio de uma apresentação simples, esse profissional poderá entender o seu novo ambiente de trabalho.
Dica 3: Faça um tour pela empresa. Apresente todos os setores, para que ele possa entender o “todo”, e não somente a sua divisão de trabalho.
Dica 4: Apresente o setor de trabalho do novo funcionário. Nesta etapa você poderá customizar o espaço de trabalho com bilhetes, lembrancinhas ou qualquer outro tipo de agrado. Isso ajudará o colaborador a sentir-se único e especial.
Dica 5: Crie um evento para apresentá-lo aos novos colegas de trabalho. Este é o momento de interação entre a equipe, e servirá para “quebrar o gelo”.
Dica 6: Acompanhe de perto o desempenho inicial do contratado. Você pode escolher um mentor da equipe para auxilia-lo nas tarefas de rotina, até que ele possa se adaptar ao fluxo de trabalho.
Fica evidente a importância de investir em um processo estruturado de onboarding, que deve ser uma das prioridades nas empresas e percebido como uma ação estratégica, que trará bons resultados no desenvolvimento dos trabalhos e nos resultados futuros da equipe. Com uma abordagem adequada todos se sentirão integrados no time em prol de um objetivo em comum para alcançar o sucesso da organização.
Comments