9 perguntas essenciais para processos seletivos
Perguntas comportamentais são utilizadas para descobrir como o candidato lidou com situações passadas. Essas perguntas são respondidas com experiências reais, que te darão uma ideia de como o candidato reagirá em circunstâncias futuras. Confira aqui nove perguntas essenciais que te ajudarão a ter maior assertividade em processos seletivos.
1. Relate uma situação de quando gerenciou um conflito entre você e um colega de trabalho.
Nessa pergunta, busque avaliar o modo como a pessoa resolveu a situação. Ser capaz de resolver conflitos de forma assertiva sem comprometer a integridade da equipe e sua imagem pessoal é um ponto positivo na avaliação do candidato.
2. Quais feitos você considera mais relevantes na sua carreira, algo que você se orgulha?
A resposta que buscamos com essa indagação é entender se o candidato tem as aptidões e experiências necessárias para o desenvolvimento das atividades exigidas pela vaga na qual está concorrendo. Um profissional seguro e qualificado consegue esmiuçar os seus feitos de maneira detalhada.
3. Quando as pessoas não gostam de você, geralmente é por qual motivo?
Com essa perguntar buscamos entender qual é o nível de autoconhecimento que o candidato possui.
4. Qual comentário ou feedback mais valioso você já recebeu?
Bons candidatos são pessoas capazes de identificar as contribuições de um feedback para seu autodesenvolvimento e para melhoria do seu trabalho, e por isso compartilharão essa experiência com muita propriedade.
5. Como você mede o seu sucesso?
Aqui é importante perceber qual a régua de sucesso do candidato e se está de acordo com a cultura da sua empresa. O que o motiva? Aumento salarial? Reconhecimento da empresa? Alcance de metas? Implantação de um projeto?
6. Como você se vê daqui 5 anos? Quais os seus planos de carreira?
O objetivo dessa pergunta é entender se as pretensões futuras do candidato estão alinhadas com a expectativas da empresa e se ela pode realizar o investimento necessário no indivíduo.
7. Relate uma situação em que você teve que concordar com uma decisão contra a sua vontade? Por que concordou?
Essa pergunta vai dar uma ideia da personalidade do candidato. Concordar com uma decisão, mesmo que seja contra o que foi planejado, se for para o bem comum, é um sinal de que o candidato valoriza não só sua opinião, mas a dos outros também.
8. Conte-me sobre como você enfrentou um problema pessoal durante o expediente.
Isso vai testar o nível de profissionalismo da pessoa. Não permitir que os papéis da vida pessoal e profissional se misturem, ao ponto de impactarem negativamente no ambiente de trabalho, é uma habilidade admirável e que denota extrema inteligência emocional.
9. Se eu ligar agora para suas referências profissionais, o que diriam sobre você?
Referências profissionais validam tudo o que está no currículo, mas também podem contradizê-lo. Um candidato confiante em tudo o que está em suas credenciais, e que só dá respostas verdadeiras durante a entrevista, não precisa se preocupar com essa pergunta.
Bônus:
Cite uma decisão errada que você tomou na sua carreira e que hoje você faria diferente?
O principal objetivo dessa pergunta é avaliar o nível de humildade do candidato para reconhecer os seus erros, pois no ambiente corporativo (e na vida) sempre tomaremos decisões equivocadas, e o problema é não admiti-los.